Currículo de Alexandre Gindri Fávero

Encenador, cenógrafo, diretor, pesquisador, ator, sombrista e fundador da Cia Teatro Lumbra de Animação (2000). Artista autodidata com mais de 15 anos de atuação profissional. Cria, dirige e encena obras audiovisuais com a linguagem das sombras e das luzes como forma de difundir conceitos estéticos e técnicos que unem a arte, a ciência, a filosofia, a psicologia, o sobrenatural e a cultura brasileira.




Coordena pesquisas, direção artística, experimentos, produção executiva e editoração digital da produtora Clube da Sombra Criações e Produções Artísticas Ltda. Atuou por 10 anos na direção e na criação da Carta Zero Produtora de Arte, atendendo e criando projetos artísticos em empresas e corporações.

Tem assessorado diversos grupos e companhias artísticas em diferentes estados do Brasil para qualificar tecnicamente elenco e produções de teatro de animação. Prepara seu primeiro livro sobre a dramaturgia das sombras onde desenvolve os conceitos, técnicas e a estética dessa arte contemporânea. Colabora com a difusão conceitual da Sombraterapia como uma ferramenta de sensibilização, autoconhecimento e uma nova alternativa de pesquisa na arteterapia. Tem participado com espetáculos, performances e vivências formativas nos principais festivais e projetos de circulação do país, em eventos de abrangência nacional e internacional. Desenvolve e coordena os projetos da Cia Teatro Lumbra em um estúdio particular visando aprimorar a pesquisa e a experimentação da linguagem da sombra, produzindo novas alternativas estéticas, criando exclusivos equipamentos de iluminação, cenografia e objetos de cena para espetáculos e serviços artísticos profissionais.  É redator e editor do informativo virtual Sombrazine e do website http://www.clubedasombra.com.br/.

Como dramaturgo da Cia Teatro Lumbra de Animação encenou e dirigiu no teatro os espetáculos Sacy Pererê – A Lenda da Meia-Noite, teatro de sombras infantil – 2002, Tribuliço e o Guardião da Mata, teatro de bonecos infantil - 2003, Folguedo das Sombras, teatro de sombras para todos os públicos - 2004, Auto Luminoso de Natal, teatro de sombras para todos os públicos - 2005, Experimento: TRANSAPIENS, teatro de sombras adulto - 2006, A Salamanca do Jarau, teatro de sombras adulto, 2007, EXPLUM - Experiências Luminosas, teatro de sombras performático para todos os públicos - 2008, Poemas Noturnos - Na Sombra das Palavras, teatro de sombras adulto - 2009, Primeiras Rosas, teatro de sombras adulto - 2009. No cinema participou Cerro do Jarau, teatro de sombras para longa-metragem no filme de Beto Souza. Na televisão produziu cenas para o projeto Danças Brasileiras, teatro de sombras para documentário do Canal Futura, TELECURSO 2000, teatro de sombras para a Rede Globo, Auto Luminoso de Natal, teatro de sombras no especial de natal da RBSTV/TVCom, Farrapos – 170 anos, teatro de sombras no especial comemorativo para a RBSTV/TVCom.

Premiações

-TROFÉU AÇORIANOS DE DANÇA/1997 Porto Alegre/RS
MELHOR CENOGRAFIA
Espetáculo “Só podia ser mulher”
Projeto de cenário integrado na iluminação de Carmen Salazar Açorianos de MELHOR ILUMINAÇÃO DE DANÇA 1997

-FUMPROARTE/1999 Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS
EDITAL PÚBLICO PARA MONTAGEM CÊNICA
Prêmio artístico para pesquisa e produção do espetáculo experimental em teatro de sombras ”Sacy Pererê – A Lenda da Meia-Noite”

-TROFÉU TIBICUERA DE TEATRO INFANTIL/2003 Porto Alegre/RS
MELHOR DIREÇÃO e MELHOR ILUMINAÇÃO
Para o espetáculo ”Sacy Pererê – A Lenda da Meia-Noite”
Espetáculo experimental em teatro de sombras

-TROFÉU ISNARD AZEVEDO DE TEATRO INFANTIL/2003 Florianópolis/SC
MELHOR DIREÇÃO e MELHOR ILUMINAÇÃO
Para o espetáculo ”Sacy Pererê – A Lenda da Meia-Noite”
Participação do espetáculo experimental em teatro de sombras em festival competitivo

-FUMPROARTE/2004 Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS
EDITAL PÚBLICO PARA MONTAGEM CÊNICA
Prêmio artístico para produção do espetáculo em teatro de bonecos ”Tribuliço e o Guardião da Mata”

-FUMPROARTE/2005 Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS
EDITAL PÚBLICO PARA MONTAGEM CÊNICA
Prêmio artístico para pesquisa e produção do em teatro de sombras ”A Salamanca do Jarau”

-TROFÉU PURI DE TEATRO/2006 Resende/RJ
PESQUISA DE LINGUAGEM
Prêmio artístico pela pesquisa e produção do espetáculo experimental ”Sacy Pererê – A Lenda da Meia-Noite” e o conjunto da obra em teatro de sombras

-PRÊMIO FUNARTE DE TEATRO Myriam Muniz/2006 MinC
EDITAL PÚBLICO PARA MONTAGEM CÊNICA
Prêmio artístico para produção e estréia do espetáculo em teatro de sombras ”A Salamanca do Jarau”

-TROFÉU AÇORIANOS DE TEATRO ADULTO/2007 Porto Alegre/RS
MELHOR ILUMINAÇÃO
Para o espetáculo em teatro de sombras “A Salamanca do Jarau”

-TROFÉU TIBICUERA DE TEATRO INFANTIL/2007 Porto Alegre/RS
MELHOR ILUMINAÇÃO
Para o espetáculo “Auto Luminoso de Natal”
Espetáculo natalino em teatro de sombras

-FUMPROARTE/2010 Bolsa de Pesquisa Décio Freitas Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS
EDITAL PÚBLICO PARA PESQUISA
Projeto Dramaturgia da Sombra - Conceitos, técnicas e estética na arte criativa do teatro de sombras