SOMBRISTA
Formação e experiência
O exercício pleno dessa função requer, preferencialmente , um ensino escolar qualificado e adequado às perspectivas de trabalho desejado. O ensino médio e variados cursos técnicos em diferentes áreas das artes , colaboram para o avanço nas pesquisas mais complexas, nos intercâmbios com outros artistas , como reforço e aprimoramento conceitual na formação autodidata . Esse tipo de formação pode ser casual , sistemática , formal ou informal , desde que a qualidade no desempenho dessa atividade passe pela experiência de participar , com desenvoltura , de pesquisas próprias ou de terceiros , buscando referências e descobertas no campo das tecnologias de iluminação , das linguagens e da capacidade de criação individual e coletiva . Em geral , as diferentes experiências com as criações e produções de espetáculos colaboram definitivamente para a formação dos sombristas, porém mais importante que o número de produções , é a intensidade com que esse artista se envolve. É o aprofundamento nos diferentes conhecimentos sobre o gê nero que determinam a aptidão e a competência do sombrista em exercer plenamente o seu ofício no mercado da arte .
01-Sombrista Avançado ou Profissional
Desenvolve plenamente , de forma sistemática e polivalente todas as suas capacidades sensíveis , físicas , práticas e filosóficas com profundidade , método processual, interdisciplinaridade, estudo , pesquisa , intercâmbio , difusão e disciplina . Engloba todas as demais categorias abaixo em nível avançado . Possui interesse experimental e habilidades plenamente aptas a criar , dirigir , produzir , assessorar , ensinar e administrar espetáculos , obras e atividades formativas na arte das sombras de modo comercial ou filantrópico. Sua capacidade mais qualificada é o domínio da dramaturgia unida à capacidade criativa e técnica .
02-Sombrista Criativo
Exercita seus conceitos , experimentalismos e atividades genéricas sem um processo ou estilo definido . Pode estar associado ou não a outros artistas visando desenvolver suas habilidades artísticas para diferentes fins . Suas experiências podem indicar caminhos para pesquisas mais complexas e um nível profissional .
03-Sombrista Intérprete
04-Sombrista Técnico
É envolvido com um ou mais níveis no processo de criação e construção do espetáculo podendo se especializar em tarefas de desenho , cenotécnica , efeitos especiais , eletrotécnica dentre outras atividades de produção . Geralmente não possui habilidades para a interpretação . Dependendo da sensibilidade artística , pode realizar figuração ou contra-regragem durante uma cena ou espetáculo . Sua qualidade se aprimora quando participa de todos os processos de criação , pré-produção, produção e correções da obra .
05-Sombrista Intelectual
Dedica-se a pensar a teoria de estilos , processos , obras e a história da arte . Dentre suas colaborações e ações está a de apreciar obras e registros sobre o assunto , difundir e formar conceitos , refletir sobre práticas , fazer circular informações e colaborar no registro do histórico desse gênero . Pode ser autodidata ou acadêmico .
06-Sombrista Curioso
· Talento e originalidade criativa bem desenvolvidos ;
· Curiosidade e disponibilidade para o aprofundamento de temas de interesse particular , coletivo ou de terceiros ;
· Conhecimentos gerais sobre arte e literatura , estilos , tendências e referências conceituais;
· Vivências e experiências com a estética da natureza , da criação e das obras artísticas;
· Sensibilidade para apreciar , discutir , interpretar , questionar e criticar diferentes formas de arte , clássicas ou modernas;
· Habilidades manuais e conhecimentos sobre o uso de ferramentas , materiais e tecnologias ;
· Conhecimentos técnicos e disponibilidade para estudar a teoria e desenvolver a prática no desenho , escultura , atuação , design , cinema , roteiro dramático , marcenaria , elétrica , física mecânica , cenotécnica , cenografia , segurança no trabalho , produção executiva , informática , música , pintura , poesia e outras atividades ligadas às artes , à administração e à gestão de negócios ;
· Traço desenvolvido para o desenho livre e arquitetônico;
· Memória e concentração ;
· Clareza teórica e organização processual;
· Raciocínio lógico e intuição ;
· Comunicação clara e domínio de termos técnicos ;
· Capacidades empreendedoras de marketing pessoal e organização ;
· Capacidade de ensinar ;
· Capacidade produtiva e de exteriorizar suas conquistas ;
· Aplicação hábil das diferentes qualidades de energia do corpo ;
· Compreensão mínima de biomecânica do corpo e aspectos preventivos de lesões corporais ;
· Conhecimentos mínimos de aspectos coreográficos (desenho do movimento ) e coreológicos (lógica e ordenação do movimento ).
Texto de Alexandre Fávero (Cia Teatro Lumbra e Clube da Sombra Produções) e colaboração de Paulo Balardim (Cia Caixa do Elefante e UDESC).
ufa!
ResponderExcluirsó isso?!
Também digo ufa! Mas tá show: sistemático, abrangente e exaustivo (no bom sentido). Intensificaria um pouco mais a importante interrelação com música e ritmo na descrição inicial.
ResponderExcluirA complexidade da arte é quase sempre fragmentada. Uma das propostas dessa pesquisa é apresentar um panorama do ofício e suas variantes. Isso exige constante investigação de referências, práticas e muita reflexão. Um bom começo é se identificar com algumas dessas categorias e a partir daí, acrescentar experiências pessoais para colaborar na compreensão da identidade do sombrista em suas mais diferentes relações com o mercado formal da arte.
ResponderExcluir