13 de abril de 2011

Dramaturgia da Sombra

O sombrista e diretor da Cia Teatro Lumbra de Porto Alegre/RS/Brasil, Alexandre Fávero, recebeu recentemente o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre através do Fumproarte - Bolsa de Estudos Décio Freitas 2010/2011 para a continuidade de sua pesquisa artística com a arte das sombras em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no Brasil e em outros países da América do Sul. A pesquisa possui pretensões amplas, mas concentra-se nos aspectos mais regionais, sem deixar de flertar com conceitos e artistas de outros continentes. O projeto Dramaturgia da Sombra - Conceitos, técnicas e estética na arte criativa do teatro de sombras contempla a investigação, a difusão e o compartilhamento de conhecimentos sobre essa arte em diferentes campos de ação e pontos de vista.

Proposta que tem seu amadurecimento revelado em alguns conceitos criativos utilizados no teatro de sombras desenvolvido na capital gaúcha e experimentado no território brasileiro com a Cia Teatro Lumbra em mais de 10 anos de trabalho. Um repertório de ações artísticas que utiliza a linguagem expressiva da sombra em vivências pedagógicas, experiências técnicas, treinamentos e variadas produções no teatro, cinema, vídeo e performance.

Utilizar-se da sombra como caminho profissional é uma iniciativa tão incerta quanto o próprio fenômeno sombra. Decisão que necessita de estudo constante para alcançar resultados satisfatórios e uma prática continuada para entender a sombra dramática como matéria-prima, ferramenta, ofício e fonte de conhecimento. Investimento que revelou um Brasil interessado, curioso e carente de reflexão sobre esse tema. Um povo sem tradição nessa arte e naturalmente com poucas fontes de consulta e uma pequena produção, isolada, regional, com falta de referências estéticas e quase sem alternativas de capacitação para os seus artistas, espectadores e curiosos que procuram informações e conhecimentos para entender, apreciar e trabalhar as sombras. Situação e ponto de partida para a organização de conhecimentos, práticas, técnicas e referências estéticas para qualquer interessado em se arriscar nessa arte.

Com base na informação, na formação técnica e na formação de público, a Cia Lumbra fundamentou seu trabalho para impulsionar novas experiências, o compartilhamento de conceitos e processos no campo da pesquisa estética, da ciência aplicada e da criatividade nas artes do teatro de animação com o gênero da sombra, para ampliar sua potencialidade e recursos expressivos. Investigação que indicou caminhos através de um mapeamento básico de conhecimentos transversais para aplicá-los na prática e que agora ganham uma dimensão e uma difusão amplificada por meio da inventividade e das tecnologias disponíveis que esse projeto pretende.

Esse trabalho tratará o tema de forma aberta e participativa, propagando por meio do blog http://www.dramasombra.blogspot.com/ ideias, textos e imagens sobre os rudimentos envolvidos no processo reflexivo e na criação com o teatro de sombras da Cia Teatro Lumbra, além de coletar referências de outros artistas e pensadores, colaborando para a criação de um banco de dados e conhecimentos, para compartilhar da forma mais ampla possível.

A pesquisa financiada pela bolsa Décio Freitas/Fumproarte se desenvolve no período de 10 meses, com previsão de conclusão para o mês de janeiro de 2012. A partir dessa data, a continuidade fica a cargo dos recursos próprios da produtora Clube da Sombra, de investidores privados e de outras leis de incentivo.

2 comentários:

  1. E vamos andando com as sombras, pela sombra a caminho da luz. Ou da escuridão?

    Parabéns.
    Bjs
    Fabi

    ResponderExcluir